Editora Trem Fantasma

Ninguém, por Carlos Trillo e Alberto Breccia

Sem codinome, sem endereço e sem aparecer em qualquer lista operacional ou folha de pagamento, Ninguém é um agente ultra-secreto a quem são confiadas as missões verdadeiramente impossíveis. Ele tem passe livre em qualquer lugar e seu único contato é o Sir Frederick Masters, chefe do escritório de contra-espionagem.

Como todo grande agente precisa de um antagonista a altura, para o Agente Ninguém, Carlos Trillo recupera o maior vilão da literatura clássica e popular, o malicioso Dr. Fu Manchú, criado por Sax Rohmer em 1913. Um terrorista que anseia por destruir a paz entre as nações para governar o mundo em cinzas.

Um destaque especial merece a arte de Alberto Breccia que, já em sua maturidade,  executa com maestria extraordinária o roteiro de Trillo, utilizando-se de um traço acadêmico e elegante, sem dispensar as experimentações gráficas que lhe são característica. Ninguém é um momento peculiar na carreira de A. Breccia, uma verdadeira master class na qual o ícone dos quadrinhos mundiais ensina como contar uma história de ação e aventura.

Por conta de disputas judiciais, Ninguém permaneceu por mais de quatro décadas mundialmente fora de catálogo e retorna, agora, em sua versão remasterizada, trazendo como extra o final da saga, elaborado por Trillo, e não publicado nas edições originais.

A Editora Trem Fantasma traz à edição brasileira características ainda mais especiais: além dos arquivos remasterizados por Alejandro Scutti, parte das páginas do álbum foram escaneadas diretamente dos originais de Breccia, obtidos junto a colecionadores, e design da edição e da capa assinada por Indira Garcez.