Editora Trem Fantasma

Hugo Pratt

Hugo Pratt é, por muitos, considerado o o maior quadrinista da história.

Nascido na Itália no ano de 1927, levou a paixão pelos quadrinhos acima de tudo: confinado em um campo prisional na Etiópia durante a Segunda Guerra Mundial, o jovem Pratt comprava gibis de seus guardas para se entreter. Mais tarde, resgatado pela Cruz Vermelha, retorna a Itália onde funda com amigos o Grupo de Veneza, e faz da paixão sua profissão.

O sucesso de suas primeiras histórias publicadas rende um convite para vir trabalhar para a editora Abril, na Argentina. No país, Pratt passa a colaborar com Oesterheld, o lendário roteirista de El Eternauta, e juntos produzem os sucessos Sgt. Kirk e Ernie Pike.

Nos anos 60, Pratt retorna a sua terra natal, onde publica A Balada do Mar Salgado, primeiro álbum do pirata Corto Maltese. Comparado às maiores obras da literatura, como Moby Dick e Coração das Trevas, Corto Maltese alça Pratt ao panteão dos grandes artistas mundiais de todos os tempos. Sua vida chega ao final em 1995, ano em que publica seu último trabalho completo, Morgan, publicado pela Editora Trem Fantasma pela primeira vez no Brasil.

Morgan, por Hugo Pratt