AUTORES

Conheça as mentes brilhantes

Pasquale Frisenda

Pasquale Frisenda nasceu em 8 de janeiro de 1970 em Milão, cidade onde mora e trabalha. Sempre foi apaixonado por histórias em quadrinhos e ilustrações. Em 1986, passou a frequentar o curso de ilustração e quadrinhos Castello Sforzesco di Milano.

O contato com artistas como Pasquale Del VecchioCarlo AmbrosiniCasertano entre outros, é o encorajamento necessário para encarar a carreira de quadrinista.

Na revista de ficção científica Cyborg, editada pela Star Comics em 1990, tem seu primeiro trabalho profissional, a história Tenebra, com roteiro de Michele Masiero, que só seria publicado anos depois.

O ponto de virada na sua carreira aconteceu no ano de 1990, quando foi convidado por Ivo Milazzo para visitar seu estúdio em Chiavari. Após ter feitos páginas de teste, é convidado para fazer parte do Studio IEMME e compor o staff da nova revista de Ken Parker, publicada originalmente pela Parker Editore até que, em 1994, foi comprada pela Sergio Bonelli Editore.

A parceria com a “Casa dos Sonhos de Papel” continua e, em 1996 passa a desenhar a série criada por Gianfranco ManfrediMágico Vento. Algumas das histórias mais amadas pelos fãs saíram do seu traço, como WindigoA Mão Esquerda do Diabo e O Monstro de Hogan. Frisenda ilustrou ao todo 14 álbuns e as capas do número 32 ao 75, em sete anos de longa colaboração.

Prestigiado e admirado na Sergio Bonelli, recebe da editora a honra de ilustrar o Texone n.º 23, com a história Patagônia, que contou com roteiro de Mauro Boselli, considerada por muitos dos fãs uma das melhores histórias do imbatível ranger.

Em 2011 participou do projeto 150 – Storie d’Italia que contou com histórias de Ivo Milazzo (que foi o coordenador do projeto), Giorgio CavazzanoCarlo AmbrosiniCorrado MastantuonoSergio Toppi e Marco Nizzoli.

Seguindo em mais uma obra aclamada, ilustra Sangue e Gelo, a edição 47 da série Le Storie,  com roteiro de Tito Faraci.

No ano de 2018 as duas histórias que produziu para a minissérie Deadwood Dick, com roteiro de Maurizio Colombo, são publicadas.

Sua prestigiada carreira foi consagrada com alguns dos principais prêmios da Itália, o INCAFumo di ChinaMilano Cartoomics, em categorias como “melhor capista”, “melhor desenhista realístico”, “melhor desenhista de quadrinhos”, “melhor história” entre outros.

Pasquale Frisenda na Trem Fantasma

Nenhum produto encontrado.

Aproveite as vantagens do Clube de assinaturas da Trem Fantasma

CONHEÇA O CLUBE
Saiba das novidades da Trem Fantasma