Editora Trem Fantasma

Tito Faraci

Originário da comuna de Gallarate, na Itália, Tito Faraci veio ao mundo no dia 23 de maio de 1965 sob o nome de Luca Faraci. Artista prolífico, Faraci atua como cartunista, escritor, músico e letrista.

Após longo período como crítico de música, em 1995 surge no meio dos quadrinhos como roteirista de várias histórias do Topolino (como é conhecido o Mickey Mouse, na Itália).

Já estabelecido no mercado de quadrinhos, passa a trabalhar, no final da década de 90, com personagens como Diabolik, Dylan Dog, Martin Mystère, Zagor, Nick Raider Mágico Vento.

Com o ilustrador Giorgio Cavazzano, criou o personagem Rock Sassi, e outras histórias para os quadrinhos Disney, como Jungle Town (2006) para a série Buena Vista Lab. A editora Einaudi publicou Topolino Noir em 2000, uma antologia das melhores histórias da Disney escrita por Faraci.

Foi no ano de 1999 que ele começou a colaborar com Sergio Bonelli Editore, escrevendo o personagem Dylan Dog. A Bonelli também foi a casa da série desenvolvida por Faraci, Brad Baron.

Pela Panini Comics, sob licença da Marvel Comics, escreveu em 2004 Il segreto del vetro com arte de Cavazzano, uma história do Homem-Aranha ambientada em Veneza. Em 2006 escreveu outra história estrelada por personagens da Marvel: Demolidor e Capitão América: Dupla Morte, desenhada por Claudio Villa.

Na Bonelli, em abril de 2007 passou a integrar a equipe de roteiristas envolvidos na realização das histórias de Tex.

Em 2012 a série Le Storie, da Bonelli, publica Sangue e Gelo, com roteiro de Faraci e arte de Pasquale Frisenda, aclamada como uma das grandes obras da tradicional editora.

Sua carreira célebre tem sido abalizada com vários prêmios, entre eles o Gran Guinigi de melhor roteirista na Lucca Comics, em 2004 e em 2012 o Prêmio Papersera, concedido aos autores Disney.

Tito Faraci na Editora Trem Fantasma:

Sangue e Gelo, por Tito Faraci e Pasquale Frisenda